sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Concurso de Legendas

Publicado por Wallace em sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Atenção: Esta atividade foi removida do Neopets ou está em manutenção.

O Concurso de Legendas é um dos mais tradicionais concursos de Neopets, que é dividido por idioma e o vencedor é determinado por voto popular. O objetivo é, nada além, criar uma legenda (fala dos personagens) para uma imagem que é pela TNT enviada. As imagens são divertidas, relatam em maioria situações extravagantes em que pets e personagens estão em locais estranhos e sem sentido. Sua legenda, tal como as imagens, deverá ser criativa e engraçada.

Ser engraçada não é realmente uma regra, embora são raríssimas as excessões em que legendas não-humorísticas foram aceitas. Sim, sua legenda terá que ser aceita por juízes para entrar na votação, e é o que iremos explicar agora.

Como conquistar os juízes

O bom humor, não previsível, que faça sentido com relação à imagem a ser legendada, é a tática mais usada e recomendada. O grande segredo para ser aceito é analisar cada um dos elementos da imagem, que aparentemente não possuem ligações, e conseguir juntá-los em uma cômica situação!

Nos exemplos abaixo, selecionamos três concursos diferentes, em que eu que escrevo esse guia, pessoalmente, fui aceito pelos juízes e lhes darei as dicas:

Concurso em Português, nº 228

Krawk: Quando eu disse que dava para fazer coisas legais com as abóboras que sobram do Halloween, não quis dizer isso!

O sentido de piratas e abóboras em um mesmo espaço, aparentemente inexistente, foi construído pelo fato dessa legenda ter sido lançada em novembro, isto é, pouco tempo depois do Halloween (31 de outubro).

"Não quis dizer isso" é um clichê, e, embora eu tenha sido aceito, não recomendo utilizar pois não possui criatividade.

Concurso em Português, nº 304

Xweetok: Interessante... sempre imaginei que quando os pets-celebridades falecessem, mudassem sua cor para zumbi. Mas gás-metano também faz sentido.

Certo, isso foi um pouco de humor negro, pois o gás-metado foi uma referência à decomposição de cadáveres.
Creio que os juízes entenderam que não possuia nenhuma inteção de ofender o Michael Jackson, e a minha legenda foi aceita. Também não recomendo que enviem coisas assim, pois podem ser consideradas falta de respeito.

A construção de sentido não foi feita aqui, pois a legenda não explica o fato do pet Gás-metado estar em um baile feito para pets Chocolate.

Concurso em Português, nº 305

Poogle rosa: Lupe, vem logo, o Poço dos Desejos vai nos levar de volta para Neopia.
Lupe: Eu já disse que não vou pisar nessa toalha nojenta e ponto final!

Esta é especial, pois usei o fato de não ser um desenho (e sim uma fotografia da TNT), para simbolizar que os pets não estavam em Neopia, e sim no mundo real. O Poço dos Desejos completa o sentido de como foram parar ali e como irão voltar, missão cumprida.

O humor é popular, o Lupe não aceita pisar na toalha.

Lembre-se que essas dicas são exemplos, e não padrões a serem imitados. A criatividade é o fator nº 1 do Concurso de Legendas e plagiar não irá lhe fazer um vencedor.

Como conquistar os votos

Como já foi citado, é um concurso de voto popular. Cada usuário de Neopets pode votar uma vez a cada quatro horas, e o vencedor é aquele que possuir mais votos. Normalmente, os premiados são 1º, 2º e 3º, mas empates ou quase-empates são considerados como também vencedores.

Para conseguir votos, não bastará apenas ter a legenda mais engraçada dentre as candidatas, você terá que pedir votos, pois seus concorrentes também pedirão. Vale em qualquer lugar, na associação, nos neofóruns, por neomails, mas muita atenção para três regras:

  • Não ofereça recompenças (itens, neopontos, ou qualquer produto) por votarem em você. Somente um "muito obrigado" deverá ser a sua resposta de agradecimento.
  • Não vote em suas contas adicionais. Você pode votar em si mesmo, mas somente com sua conta principal.
  • Não peça votos por outras pessoas. Somente o próprio candidato pode pedir votos para si.

Para ganhar mais votos, recomendamos que faça anúncios, na sua assinatura dos neofóruns, nas petpages, no seu userlookup, na sua loja, em locais que outras pessoas visitem e leiam o que você escreveu. Boa sorte!

Os prêmios

Além dos troféus de ouro, prata ou bronze, você também receberá, ao ser o vencedor, um item raro. Esse item, normalmente pinceis de pets ou petpets, também podem ser quaisquer itens que sejam considerados raros e caros, como por exemplo um petpet Meepit, que custa por volta de dois milhões de neopontos.

Por fim, também existe um avatar secreto muito especial, pois sua solução não bastará vencer um concurso, terá que vencer um concurso centesimal (que são muito mais disputados). Veja a solução:

Ganhe (fique entre os três primeiros colocados) um Concurso de Legendas cuja edição seja de algum centesimal (100, 200, 300, etc.).

Royalneo - A Realeza domina Neopia.

Este guia foi feito por: Wallace

Comentários:

Para comentar esta e outras notícias, junte-se ao nosso servidor no Discord!


Altador
Copa de Altador
Mestre da Faxina
Bosques Assombrados
Árvore Cerebral
Esophagor
Ghoul Catchers
Grande Perigo
Laboratório de Korbat
Pesca de Maçãs
Química para Principiantes
Brightvale
Neoescolas
Problemas em Brightvale
Central de Neopia
A Guerra dos Cootys
Arena de Batalha
Árvore do Dinheiro
Cidadela de Darigan
Deserto Perdido
Lyra e a Herança Perdida
Ilha do Mistério
Coco Roll
Ilha Krawk
Clube Gastronômico
Gruta de Fungos
Ilha Lutari
Ilha Lutari Mobile
Ilha Roo
Concurso de Legendas
Kreludor
Lago Kiko
Meridell
Ninho de Draiks
Moltara
Busca das Minhocas
Oficina de Tangor
Piscina de Magma
Montanha do Terror
Buscas da Taelia
Snowager
Sorvete do Vale Feliz
Mundo da Gelatina
Mundo das Fadas
Bonecas de Fadas
Buscas das Fadas
Cavernas das Fadas
Faerie's Hope
Torre Oculta
Shenkuu
Biscoitos de Noda
Caverna do Negg Misterioso
Chef Bonju
Kou-Jong
Tyrannia
Campo de Batalha do Obelisco
E. E. Virtupets
Alavanca do Destino
Neopets Premium