segunda-feira, 1 de junho de 2020

Neopets Mobile 2020

Publicado por Chrys em segunda-feira, 1 de junho de 2020

Pela segunda vez, Neopets está tentando entrar no mundo mobile de forma definitiva. A primeira vez foi em 2006 com um aplicativo para os celulares Sony Ericsson. Agora o objetivo passou a ser converter todo o site de forma que ele possa rodar em qualquer dispositivo da forma mais fluída possível. Isso inclui também a versão desktop. O objetivo desse post é atualizar sobre como anda todo estado da conversão do site para HTML5, nessa versão livre de Flash.

STATUS ATUAL: Open Beta (Versão 0.5.0)
Última atualização do Guia: 20/12/2022

Neopets vista atualmente em um desktop

Por que a mudança completa?

Uma das perguntas mais feitas a respeito de porque uma mudança é necessária até mesmo no desktop é realmente "por que?". O motivo é bem simples: anos atrás foi anunciado que o Adobe Flash Player seria descontinuado pelos navegadores, atualmente já não oferecem mais suporte ao mesmo. Desde de dezembro de 2020, os navegadores baseados em Chromium já não mais suportam flash, então o site de Neopets está obsoleto e quebrado em inúmeras páginas, isso inclui todos os jogos da Sala de Jogos antiga. Eliminando o Flash, Neopets pode se tornar mobile, pois HTML5 é uma linguagem global de programação, então o site pode ser utilizado em qualquer dispositivo, diferente de como é agora.

Neopets vista atualmente em um navegador mobile

NOTA: Vale lembrar que já faz alguns anos que o site de Neopets não está mais recebendo suporte em outros idiomas, então é bem provável que após a conversão completa do site, o jogo permaneça apenas em inglês.

O Status da conversão

Converter um site inteiro, ainda mais um site construído ao longo de mais de 20 anos, não é uma tarefa simples. Vai ser um processo lento, pode levar até mesmo anos antes de termos todas as páginas inteiramente convertidas, mas boa parte já está convertida e funcional. O foco atualmente está em converter recursos vitais do site, como personalização dos pets, os cliques diários e jogos (necessários para se ganhar Neopontos). Aqui um pequeno relatório de como na versão atual (0.4) os recursos se encontram e quais ainda não foram convertidos.

  • Navegação do Site:

O site já possui convertido toda a sua base inicial: home (logada e deslogada), criação de contas e pets, personalização, lojas... Diversas páginas já foram trazidas para o novo design junto a elas, abaixo você confere um pouco mais sobre isso.

Neopets vista na versão deslogada do site

Como bônus agora para criação de novos pets, é possível selecionar uma roupa inicial, uma bandana de diversas cores para seu pet.

  • Personalização:

A personalização até o momento atual, ainda está enfrentando numerosos problemas, como a transferência de itens animados (antes em flash) para uma versão em imagem. Porém, ela já está funcional e itens já transferidos aparecem e funcionam corretamente, apesar de terem bugs visuais na visualização.


  • Cuidados com os pets e Itens:

Agora presente na home do jogo, facilitando ainda mais o acesso, basta você clicar no seu Neopet para abrir um menu com todas as opções do que é possível fazer com ele. Você também pode realizar isso através do seu inventário, que agora possui abas que separam os itens por categorias e por tipo (Neopontos ou Neocrédito). Mas não estão convertidos: Closet, Cofre, Estoque de Loja e Galeria. Mas embora não haja conversão, nenhum desses recursos utiliza Flash, sendo assim eles não terão nenhum problema de funcionamento (embora seu uso pelo mobile seja bem desconfortável).

  • Jogos:

Provavelmente a parte que mais sofrerá ao longo dos próximos anos serão os jogos do site. Vale lembrar que Neopets possui centenas de jogos e que o objetivo da conversão é deixar tudo mobile friendly, então é possível que muitos jogos jamais voltem a aparecer. Até o momento, 14 jogos Flash foram convertidos e podemos ver alguns jogos não-flash na página. Estes eram jogos simples e populares, o que facilitou para equipe.

A Sala de Jogos na Beta Mobile

  • Lojas de NP e Centro NC:

Apesar de nossas lojas como usuários não estarem convertidas ainda, as lojas de Neopia foram todas convertidas e estão funcionando em novo design. O banco também foi completamente reformado e está magnífico:

O Mágico Pechincheiro e o Super Mágico Pechincheiro já foram totalmente atualizados apesar disso. Eles agora tem um novo design e o mágico pechincheiro possui um novo link enquanto você está em novo beta, sendo movido de /market.phtml para www.neopets.com/shops/wizard.phtml.

O Centro NC ainda não sofreu nenhuma atualização grande. Porém, mas visualizações, antes em Flash, agora são em HTML5. A TNT prometeu grandes mudanças para o futuro, com toda uma atualização para o Centro NC (Veja Aqui)

  • Recursos Premium

Créditos a Imagem: Jellyneo.net

Todos os recursos Premium foram movidos para uma página chamada Portal Premium (Claro, disponível APENAS aos assinantes Premium). Nessa página você pode ver tudo que antigamente pertencia a Barra Premium, que deixará de existir após o fim da Beta Mobile

  • Mapas e Cliques Diários:

Todos os mapas desde a 0.5.0 encontram-se convertidos. A Ilha do Mistério é até o momento o único mapa antigamente Flash a ser TOTALMENTE redesenhado para HTML5. Alguns mapas antigos já haviam sido refeitos e encontram-se no novo design: Deserto Perdido, Altador*, Meridell e Brightvale.

Alguns mapas foram atualizados com novas animações, como movimentos de bandeiras, de paisagens e etc.

* = Alguns submapas de Altador como os importantes para a Trama de Altador não foram convertidos.

Além disso, é possível ver uma lista de links para os locais não-secretos daquele mapa, cortesia das novas versões. Como lojas, cliques diários e afins.

Os Cliques Diários lentamente estão sendo convertidos. Vórtex de Pescaria, Templo Perdido, Grundo de Pelúcia Mágico Abandonado e as Águas Curativas são alguns exemplos dos já convertidos.

  • Comunicação e Configurações da Conta:

Até o momento, apenas os Neofóruns foram convertidos. Neomails ainda estão a espera de conversão. Não se sabe ainda como vai ser com os perfis de usuários e Neopets. As páginas para as edições de preferências do site, do seu perfil, entre outras, também não foram convertidas ainda.

  • Notícias e notificações:

A página de noticías completas ainda não foi convertida, espera-se que seja convertida na próxima atualização. Porém, no menu lateral direito (o símbolo do sininho) possuí alguns lembretes e avisos das notícias do site resumidos. Na mesma aba se encontram agora as notificações, que anteriormente eram na parte superior do site.

  • Temas de Site:

Por enquanto, poucos temas de site estão disponíveis. A TNT aparenta estar lançando eles aos poucos, alguns com novidades, como por exemplo o tema Dia Cinza que agora apresenta um filtro que deixa as páginas totalmente acinzentadas.

Uma lista dos temas e prévias deles está disponível nesse guia nosso!

Lista de Temas Disponíveis: Padrões: Todos os temas de cores, Dia Cinza, Tyrannia, Tis is Season, Ilha do Mistério. Eventos: Bosques Assombrados, Winter Holiday, Valentine's Day, Festival of Neggs, Meridell, Copa de Altador. Tramas: Constelações Altadorianas, Destroyed Faerie Festival

O Tema de Site "Bosques Assombrados" visto na Beta Mobile

Fizemos um guia especial contendo TODOS os temas disponíveis até agora se desejar conferir!

O que vem por aí:

Para as próximas versões a partir da 0.5.0, um roadpmap foi lançado, revelando importantes coisas que virão. Você pode conferir o que está planejado clicando aqui.

Royalneo - A Realeza domina Neopia.

Comentários:

Para comentar esta e outras notícias, junte-se ao nosso servidor no Discord!


Altador
Copa de Altador
Mestre da Faxina
Bosques Assombrados
Árvore Cerebral
Esophagor
Ghoul Catchers
Grande Perigo
Laboratório de Korbat
Pesca de Maçãs
Química para Principiantes
Brightvale
Neoescolas
Problemas em Brightvale
Central de Neopia
A Guerra dos Cootys
Arena de Batalha
Árvore do Dinheiro
Cidadela de Darigan
Deserto Perdido
Lyra e a Herança Perdida
Ilha do Mistério
Coco Roll
Ilha Krawk
Clube Gastronômico
Gruta de Fungos
Ilha Lutari
Ilha Lutari Mobile
Ilha Roo
Concurso de Legendas
Kreludor
Lago Kiko
Meridell
Ninho de Draiks
Moltara
Busca das Minhocas
Oficina de Tangor
Piscina de Magma
Montanha do Terror
Buscas da Taelia
Snowager
Sorvete do Vale Feliz
Mundo da Gelatina
Mundo das Fadas
Bonecas de Fadas
Buscas das Fadas
Cavernas das Fadas
Faerie's Hope
Torre Oculta
Shenkuu
Biscoitos de Noda
Caverna do Negg Misterioso
Chef Bonju
Kou-Jong
Tyrannia
Campo de Batalha do Obelisco
E. E. Virtupets
Alavanca do Destino
Neopets Premium