segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Nota de repúdio contra Neopets NFTs

Publicado por Wallace em segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Surgido há alguns anos como uma novidade no mercado de compra e venda de peças de arte, os NFTs (non-fungible tokens) são supostas obras únicas onde o comprador detém os direitos vitalícios sobre elas e que poderiam, em tese, serem colecionadas ou revendidas no futuro.

Esta prática, no entanto, é alvo de diversas críticas: sua inutilidade, seus danos ambientais e seu potencial uso como esquema de pirâmide uma vez que a maioria dos seus compradores não recuperará o que investiu e terá um grande prejuízo financeiro.

Os NFTs do Neopets (batizados de "Neopets Metaverse"), anunciados cerca de duas semanas atrás, nada mais são do que imagens de pets aleatórios com roupas aplicáveis também aleatórias, gerados de maneira automática e sem quaisquer relações com os pets de verdade dentro do jogo. Em parceria com uma empresa terceirizada que trabalha com esta técnica.

A comunidade neopiana logo percebeu o quão suspeita é esta parceria e se uniu contra ela através dos neofóruns, grupos e redes sociais. No entanto, o único resultado alcançado pelo movimento até agora foi uma carta mal explicada da TNT que em nada respeitou a demanda popular pelo fim da parceria.

Vale lembrar que nós do Royalneo anteriormente já lutamos contra o fim do nosso idioma no site em 2014 (o segundo mais popular de acordo com a própria TNT), contra o infame burrito xenofóbico lançado em 2017 e contra a desvalorização dos cartões de NC vendidos na América Latina em 2020 (quando os jogadores latinos foram punidos pelo mal-uso por parte dos jogadores anglófonos).

Desta forma, respeitando a nossa própria história continuaremos a emitir notas de repúdio contra a TNT sempre e quando julgarmos necessário, o que é exatamente o caso agora neste esquema de NFTs.

Nossa equipe absolutamente desrecomenda a compra de Neopets NFTs, mesmo que a TNT os anuncie e os promova, pelos seguintes motivos abaixo:

  • Um. O Neopets já se envolveu com NFTs em 2018 (na chamada Neopets Cryptoquest). Naquela ocasião os jogadores tiveram prejuízo financeiro e a parceria desapareceu da internet sem maiores explicações.

  • Dois. Os únicos neopianos que se interessaram por esta prática e a defenderam nos neofóruns são trolls, contas de baixo escudo de idade ou neopianos que já praticavam este tipo de transação anteriormente. E eles são minoria frente ao grande descontentamento da comunidade de jogadores.

  • Três. O projeto paralelo prejudica a reputação midiática do Neopets e pode até mesmo por em risco o futuro do site principal.

  • Quatro. A equipe por trás dos Neopets NFTs é incompetente e desconhece por completo os princípios do site. Seus erros grosseiros incluem associação da marca a personagens de conteúdo adulto com palavras de baixo calão e moderadores homofóbicos se recusando a banir outros homofóbicos no servidor Discord oficial do projeto.

  • Cinco. A própria TNT a princípio desconhecia a parceria e a desrecomendou, chamando-a de esquema ilegal. Ou seja, a JumpStart assinou o contrato da parceria sem o conhecimento ou consulta da própria equipe do site, bem como da comunidade de jogadores.

  • Seis. O Neopets como parte da JumpStart, que por sua vez é parte da chinesa NetDragon, deveria respeitar a soberania do governo chinês que proibiu todas as práticas baseadas em crypto-transações, sendo os NFTs uma delas.

  • Sete. Especula-se que a própria TNT e JumpStart não queiram mais o acordo, porém estão presos ao contrato já assinado e portanto não podem desrecomendá-lo publicamente como estamos fazendo agora.

Esperamos que tudo tenha ficado entendível e que, caso você queira comprá-los, esteja ciente dos riscos. Melhor ainda, gostaríamos que você não os comprasse para que o projeto seja encerrado tão breve quanto possível.


Imagem meramente ilustrativa.

Comentários:

Para comentar esta e outras notícias, junte-se ao nosso servidor no Discord!


Altador
Copa de Altador
Mestre da Faxina
Bosques Assombrados
Árvore Cerebral
Esophagor
Ghoul Catchers
Grande Perigo
Laboratório de Korbat
Pesca de Maçãs
Química para Principiantes
Brightvale
Neoescolas
Problemas em Brightvale
Central de Neopia
A Guerra dos Cootys
Arena de Batalha
Árvore do Dinheiro
Cidadela de Darigan
Deserto Perdido
Lyra e a Herança Perdida
Ilha do Mistério
Coco Roll
Ilha Krawk
Clube Gastronômico
Gruta de Fungos
Ilha Lutari
Ilha Lutari Mobile
Ilha Roo
Concurso de Legendas
Kreludor
Lago Kiko
Meridell
Ninho de Draiks
Moltara
Busca das Minhocas
Oficina de Tangor
Piscina de Magma
Montanha do Terror
Buscas da Taelia
Snowager
Sorvete do Vale Feliz
Mundo da Gelatina
Mundo das Fadas
Bonecas de Fadas
Buscas das Fadas
Cavernas das Fadas
Faerie's Hope
Torre Oculta
Shenkuu
Biscoitos de Noda
Caverna do Negg Misterioso
Chef Bonju
Kou-Jong
Tyrannia
Campo de Batalha do Obelisco
E. E. Virtupets
Alavanca do Destino
Neopets Premium